COMO CUIDAR DE UM BONSAI

Como cuidar de um Bonsai

Um bonsai perfeito e saudável necessita de uma grande dedicação, paciência e de alguns cuidados fundamentais. Desta forma deve ter em conta os seguintes aspectos: localização, luminosidade, rega, fertilização e a poda.

Localização
O bonsai pode ser colocado em qualquer divisão da casa, na sala, no quarto ou na cozinha, desde que esteja sempre perto de uma janela. O local deve ser de fácil acesso, de forma a ter o espaço suficiente para a realização dos cuidados diários, deve também ter as condições climatéricas ideais, ou seja, não estar directamente ao sol, ter níveis de temperatura e humidade adequadas e permitir a circulação de ar fresco.
Se o bonsai apresentar ramos frágeis, descaídos ou folhas descoloradas deve ser mudado de local.

Luminosidade
Existem bonsais que necessitam de muita luz e outros que requerem pouca. Os que precisam de muita luminosidade devem estar situados no exterior durante os meses quentes, caso tal seja impossivel e como já foi referido anteriormente este deve ser colocado perto de uma janela. No caso dos bonsais que necessitam de pouca luz deve escolher lugares com sombra.
Durante o verão o bonsai pode estar exposto ao sol durante a manhã até as 11h e à tarde a partir das 16h.

Rega
O bonsai deve ser regado todos os dias na Primavera, no Verão e no Outono, no Inverno a rega deve ser com menor frequência.
Deve ser realizada bem devagar, por cima da terra e em volta do tronco. A água deve sempre repassar toda a área do solo e vazar um pouquinho pelos orifícios de drenagem, situados por baixo do vaso.Sempre que a terra estiver seca o bonsai deve ser regado.
Como saber se a terra esta seca? É fácil! A terra molhada é brilhante, mais escura e facilmente perfurada por um palito ou por um pequeno objecto que tenha em mãos, ao contrario da terra seca que tem um tom mais claro e é mais difícil de perfurar.
Tirando as flores, os troncos, os ramos e as folhas devem ser mantidas húmidas de forma a prevenir a acumulação de lixo e poeiras nos seus poros.

Fertilizante e insecticidas
Para fornecer uma maior resistência contra às pragas e doenças é essencial adubar com alguma regularidade. Deve ser utilizado um adubo que tenha nitrogénio, fósforo e potássio em proporções idênticas e deve seguir-se as instruções de uso do produto comprado. Lembre-se que adubo em excesso ou em pouca quantidade pode provocar a morte do bonsai, por isso não caia na asneira de modificar a quantidade e a frequência de utilização do produto.
A adubação deve ocorrer no chamado período de vitaminação, entre Fevereiro e Outubro. Deve optar pelos fertilizantes sólidos, ou seja, em pó, em blocos ou granulados em detrimento dos líquidos, uma vez que estes permitem controlar os níveis de absorção.
Se pretender utilizar um insecticida apenas o deve efectuar quando as folhas estão completamente abertas ou em botão.
Nunca utilize fertilizantes num bonsai doente ou seco.

Poda
Ramos que se cruzem, que nasçam no fundo do tronco, partidos e doentes devem ser cortados.
Para aparar os ramos deve utilizar uma tesoura, o caule dever ser cortados acima das folhas e todos os rebentos que ultrapassem o perfil da árvore devem também ser retirados.
Os ramos e os troncos devem ser podados no Outono e a folhagem nova deve ser retirada na Primavera.

FONTE: RUA DIREITA